Recentemente atualizamos nosso módulo Financeiro, isso se deu em virtude dos nosso princípios, sobretudo inconformismo e eficiência. O módulo Financeiro agora comporta divisões mais claras de contas a pagar e receber, permite a emissão de boletos para cobranças e também permite uma maior personalização das categorias, contas, centros de custo e demais pontos que trataremos a seguir.
Lembrando que disponibilizamos um treinamento completo desse módulo e de outros no seguinte vídeo:
Inicialmente, vejamos quais são as principais ferramentas desse módulo:
A) Contas a pagar: Controla todos as despesas previstas pelo escritório, tais como fornecedores, funcionários, impostos e outros;
B) Contas a receber: Controla todos as receitas previstas pelo escritório, como honorários, benefícios e outros;
C) Extrato: Exibe todos os registros financeiros efetivamente pagos e recebidos;
D) Fluxo de Caixa: Exibe, em gráficos diário ou mensal, toda a atividade financeira da empresa;
E) Filtros: Possibilita ao usuário filtrar os resultados para que seja exibida em tela apenas os registros que se encaixarem nos parâmetros estabelecidos. O filtro compreende a data, categoria, centro de custo, conta, pago para/recebido de, pessoa, pasta e situação:
F) Baixar Relatório: Gera um relatório formato .xlsx, ou seja, uma planilha, com todas as características dos registros de acordo com os filtros selecionados;
G) Ações em lote: Permite efetuar ações em lote para os registros marcados na checkbox. Atualmente, a ação em lote possível é a exclusão de registros;
H) Adicionar: Possibilita a adição de pagamento, recebimento e transferência:
Adicionando uma conta a receber/pagar:
Ao adicionar novo pagamento ou novo recebimento, o seguinte formulário será exibido em tela para preenchimento, apenas alterando a nomenclatura dos campos conforme o registro a ser lançado:
A) Vinculado à: as opções disponibilizadas nesse campo são "Pasta", "Pessoa" ou "Nenhum". Se vinculado à uma pasta ou uma pessoa, esse registro será exibido também na aba "Financeiro" dentro do respectivo cadastro;
B) Descrição: Possibilita a inserção de todo e qualquer dado para facilitar a identificação do lançamento;
C) Identifica para quem é pago ou de quem se recebe o valor correspondente ao lançamento que está sendo efetuado;
D) Seleciona a categoria a que se refere o lançamento. Por pré-definição, quando clicamos para abrir as opções, apenas as 10 primeiras serão exibidas. Portanto, para encontrar a categoria desejada, é necessário digitar as primeiras letras até ela ser localizada, por exemplo:
Lembrando que as categorias são personalizáveis.
E) Seleciona qual a conta a qual será pago ou recebido o valor do lançamento;
F) Seleciona qual centro de custo o lançamento se refere, se a um orçamento destinado a processos cíveis, trabalhistas, etc;
G) Data da competência a que se refere o lançamento;
H) Data de vencimento do lançamento;
I) Valor a ser pago ou recebido;
J) Campo de observação, onde é possível inserir qualquer informação referente a esse lançamento;
K) Possibilita a criação de lançamentos financeiros recorrentes, com intervalo único, diário, semanal, mensal, trimestral, semestral e anual, ocasião em que serão criados repetidos registros conforme o intervalo selecionado, só se alterando a data, como no caso de parcelamentos, por exemplo:
L) Possibilita marcar esse registro como efetivamente pago ou recebido, indicando qual a forma de pagamento, o número do documento, a data do pagamento, se houve desconto, multa e qual foi o valor efetivamente pago:
Extrato
Ao registrar um lançamento como pago ou recebido, o registro será exibido na aba "Extrato", onde será possível conferir exatamente o quanto foi pago e o quanto foi recebido:
Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa traz indicativos em gráficos e detalhes o extrato mensal ou diário, podendo visualizar um controle mais estendido de vários meses, com todas as categorias dos lançamentos e os valores previstos e realizados.
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