Inconformistas que somos, estamos sempre em busca de melhorias para o sistema e facilitar a rotina dos escritórios.

Sendo assim, temos o prazer de anunciar nossa nova ferramenta: a assinatura de documentos. Essa ferramenta está localizada na barra lateral esquerda, representada pelo seguinte ícone:

Ressaltamos que essa ferramenta é paga e cobramos por número de coletas.

Ao clicar no ícone, se for o seu primeiro acesso, você verá essa telinha:

Ao clicar na opção "Assine seu primeiro documento agora!", você será redirecionado para o menu Minha Conta, e por lá será possível editar sua conta, adicionando créditos de coleta. Os valores podem ser conferidos pela tela que será exibida:

Se você, como administrador do escritório, entender por bem não dar o acesso de determinado usuário a esse módulo de assinaturas, poderá remover a opção editando seus usuários e deixando essa opção desmarcada:

OBS: Neste primeiro momento, a assinatura usada no Projuris é a eletrônica. Por essa razão e segundo os ditames do art. 10, § 2º da Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, não é regulamentada pela ICP-Brasil.

Confira logo abaixo como funciona essa coleta.


1 - Selecionar documentos para assinatura

O primeiro passo é selecionar qual documento precisa ter a sua assinatura eletrônica coletada. Para isso, são exibidos todos os documentos que já estejam no Projuris.

Caso seu documento ainda não esteja no Projuris, é necessário adicioná-lo na pasta de um processo ou de uma pessoa.

Uma vez dentro do Projuris, será possível localizar o documento pelo nome do modelo ou do cliente, ou filtrar por pasta (se estiver vinculado à pasta), cliente (se estiver vinculado ao cliente) ou por usuário que carregou o documento.

Após localizar o documento, clique no "+" para adicioná-lo à coleta.

Uma vez selecionado, ele será exibido na coluna "Documento Selecionado":

Lembrando que, atualmente, possuímos a restrição de 15 documentos por coleta e/ou 30mb, o que for atingido primeiro. Não há limite de assinantes ou participantes.

Em seguida, clique em "Avançar", no fim da página.


2 - Configurar a coleta

Nesse ponto é possível configurar a coleta conforme desejado.

(1) - Adicionar título para a coleta;

(2) - Adicionar descrição para a coleta (a descrição é enviada para os participantes da coleta);

(3) - Permitir acesso dos participantes ao relatório de assinaturas: Se marcada, nesse ponto é possível optar se os participantes poderão ter acesso a um relatório completo com o registro de data, horário, geolocalização e IP dos assinantes, possuindo QRCode para acesso a coleta restrito aos participantes envolvidos;

(4) - Permitir acesso ao protocolo de assinaturas: Se marcada, os participantes poderão gerar um protocolo que permitirá acesso a cada documento da coleta em sua versão assinada digitalmente;

(5) - Proibir Rejeição: Se marcada, os participantes não poderão rejeitar a assinatura do documento;

(6) - Exigir download dos documentos: Se marcada, antes de assinar os documentos, os participantes deverão baixar os documentos para o computador que estiverem utilizando;

(7) - Enviar notificação por e-mail ao finalizar a coleta: Se marcada, ao finalizar a coleta, os participantes receberão a confirmação por e-mail; e

(8) - Serão exibidos todos os documentos selecionados para a coleta. Se for necessário remover ou adicionar documentos novos, basta clicar em "Voltar", ao final da página.


3 - Selecionar participantes

Nesse ponto é necessário adicionar os participantes da coleta.

Para começar, digite as iniciais dos participantes no campo correspondente. Nessa opção são exibidas todas as pessoas cadastradas no módulo Pessoas do Projuris. Se o participante não estiver cadastrado, sem problemas, é possível adicioná-lo digitando seu nome completo e clicando na opção que será exibida:

Ordem da Coleta

É possível optar se o sistema deve exigir uma ordem específica (1), podendo ser organizada as pessoas segurando as três linhas localizadas ao lado esquerdo do nome dela (3) ou permitir a assinatura de forma simultânea dos participantes (2).

Já no item (4), é possível selecionar se o participante deve ser assinante ou apenas participante da coleta, sem ser exigida a sua assinatura.

OBS: Não há limite de quantidade de participantes/assinaturas.


4 - Finalizar coleta

Já na próxima página é possível rever todas as informações e opções selecionadas ao longo da coleta. Se for necessário, é possível voltar a página e corrigir a informação necessária.

Ao selecionar "Finalizar", a coleta será exibida no módulo "Assinatura de Documentos":


5 - Verificando o status da coleta

Ao finalizar a criação da coleta de assinaturas e clicando na coleta da imagem anterior, a seguinte tela será exibida com todas as informações da coleta:

No canto direito, serão exibidos os seguintes ícones:

(1) - Reenvio de e-mail para coleta da assinatura;

(2) - Enviar mensagem via WhatsApp;

(3) - Verificação de mensagem do participante;

(4) - A assinatura está pendente. Outros ícones possíveis estão dispostos logo acima, como assinatura rejeitada ou assinado.


6 - Assinando os documentos

Terminados os passos acima, os assinates receberão um e-mail com um teor semelhante ao seguinte:

Ao clicar no campo indicado, será exibida essa tela, onde o assinante deverá digitar seu CPF para acessar:

Ao digitar a informação, a seguinte tela será exibida, contendo a descrição inserida anteriormente, o nome da coleta, as configurações da mesma e os documentos para assinar:

Rolando a tela para abaixo, tem-se a possibilidade de escrever a sua assinatura, conforme o desejado, e personalizá-la, bem como adicionar um comentário abaixo, se desejar:

Ao assinar os documentos, será exibida uma tela com um resumo da coleta:

Bem como os participantes, o status e se é preciso gerar relatório para essa coleta:

Ao final da página, é possível baixar os documentos originais ou assinados:


7 - Finalizando a coleta

Assim que todos os participantes assinarem, é possível visualizar esse status nos ícones ao lado direito da tela:

É possível conferir, também, o status da captura e fazer o download dos documentos assinados:

Pronto! Coleta finalizada.

Conforme nossos Termos de Uso, o atendimento a dúvidas sobre o produto, questionamentos técnicos e solicitações de correção de eventuais bugs ou inconsistências no produto deve ser feito obrigatoriamente via chat, que encontra-se disponível na lateral inferior direita das telas do sistema, exclusivamente em dias úteis e no horário das 8:00 as 12:00 e das 13:30 as 18:00 no horário de Brasília.

Encontrou sua resposta?