Todas as coleções
Primeiros Passos
Assinatura de Documentos
Assinatura de Documentos

Agora é possível coletar assinaturas dentro do Projuris Escritórios. Descubra aqui como.

Carina avatar
Escrito por Carina
Atualizado há mais de uma semana

Inconformistas que somos, estamos sempre em busca de melhorias para o sistema e facilitar a rotina dos escritórios.

Sendo assim, temos o prazer de anunciar nossa nova ferramenta: a assinatura de documentos. Essa ferramenta está localizada na barra lateral esquerda, representada pelo seguinte ícone:

Ressaltamos que essa ferramenta é paga e cobramos por número de coletas.

Ao clicar no ícone, se for o seu primeiro acesso, você verá essa telinha:

Ao clicar na opção "Assine seu primeiro documento agora!", você será redirecionado para o menu Minha Conta, e por lá será possível editar sua conta, adicionando créditos de coleta. Os valores podem ser conferidos pela tela que será exibida:

Se você, como administrador do escritório, entender por bem não dar o acesso de determinado usuário a esse módulo de assinaturas, poderá remover a opção editando seus usuários e deixando essa opção desmarcada:

OBS: Neste primeiro momento, a assinatura usada no Projuris é a eletrônica. Por essa razão e segundo os ditames do art. 10, § 2º da Medida Provisória 2.200-2, de 24 de agosto de 2001, não é regulamentada pela ICP-Brasil.

Confira logo abaixo como funciona essa coleta.


1 - Selecionar documentos para assinatura

O primeiro passo é selecionar qual documento precisa ter a sua assinatura eletrônica coletada. Para isso, são exibidos todos os documentos que já estejam no Projuris.

Caso seu documento ainda não esteja no Projuris, é necessário adicioná-lo na pasta de um processo ou de uma pessoa.

Uma vez dentro do Projuris, será possível localizar o documento pelo nome do modelo ou do cliente, ou filtrar por pasta (se estiver vinculado à pasta), cliente (se estiver vinculado ao cliente) ou por usuário que carregou o documento.

Após localizar o documento, clique no "+" para adicioná-lo à coleta.

Uma vez selecionado, ele será exibido na coluna "Documento Selecionado":

Lembrando que, atualmente, possuímos a restrição de 15 documentos por coleta e/ou 30mb, o que for atingido primeiro. Não há limite de assinantes ou participantes.

Em seguida, clique em "Avançar", no fim da página.


2 - Configurar a coleta

Nesse ponto é possível configurar a coleta conforme desejado.

(1) - Adicionar título para a coleta;

(2) - Adicionar descrição para a coleta (a descrição é enviada para os participantes da coleta);

(3) - Permitir acesso dos participantes ao relatório de assinaturas: Se marcada, nesse ponto é possível optar se os participantes poderão ter acesso a um relatório completo com o registro de data, horário, geolocalização e IP dos assinantes, possuindo QRCode para acesso a coleta restrito aos participantes envolvidos;

(4) - Permitir acesso ao protocolo de assinaturas: Se marcada, os participantes poderão gerar um protocolo que permitirá acesso a cada documento da coleta em sua versão assinada digitalmente;

(5) - Proibir Rejeição: Se marcada, os participantes não poderão rejeitar a assinatura do documento;

(6) - Exigir download dos documentos: Se marcada, antes de assinar os documentos, os participantes deverão baixar os documentos para o computador que estiverem utilizando;

(7) - Enviar notificação por e-mail ao finalizar a coleta: Se marcada, ao finalizar a coleta, os participantes receberão a confirmação por e-mail; e

(8) - Serão exibidos todos os documentos selecionados para a coleta. Se for necessário remover ou adicionar documentos novos, basta clicar em "Voltar", ao final da página.


3 - Selecionar participantes

Nesse ponto é necessário adicionar os participantes da coleta.

Para começar, digite as iniciais dos participantes no campo correspondente. Nessa opção são exibidas todas as pessoas cadastradas no módulo Pessoas do Projuris. Se o participante não estiver cadastrado, sem problemas, é possível adicioná-lo digitando seu nome completo e clicando na opção que será exibida:

Ordem da Coleta

É possível optar se o sistema deve exigir uma ordem específica (1), podendo ser organizada as pessoas segurando as três linhas localizadas ao lado esquerdo do nome dela (3) ou permitir a assinatura de forma simultânea dos participantes (2).

Já no item (4), é possível selecionar se o participante deve ser assinante ou apenas participante da coleta, sem ser exigida a sua assinatura.

OBS: Não há limite de quantidade de participantes/assinaturas.


4 - Finalizar coleta

Já na próxima página é possível rever todas as informações e opções selecionadas ao longo da coleta. Se for necessário, é possível voltar a página e corrigir a informação necessária.

Ao selecionar "Finalizar", a coleta será exibida no módulo "Assinatura de Documentos":


5 - Verificando o status da coleta

Ao finalizar a criação da coleta de assinaturas e clicando na coleta da imagem anterior, a seguinte tela será exibida com todas as informações da coleta:

No canto direito, serão exibidos os seguintes ícones:

(1) - Reenvio de e-mail para coleta da assinatura;

(2) - Enviar mensagem via WhatsApp;

(3) - Verificação de mensagem do participante;

(4) - A assinatura está pendente. Outros ícones possíveis estão dispostos logo acima, como assinatura rejeitada ou assinado.


6 - Assinando os documentos

Terminados os passos acima, os assinantes receberão um e-mail com o seguinte teor:

Ao clicar no campo indicado será exibida essa tela abaixo, onde o assinante deverá digitar seu CPF para acessar:

Ao digitar a informação, a seguinte tela será exibida, contendo a descrição inserida anteriormente, o nome da coleta, as configurações da mesma e os documentos para assinar:

Rolando a tela para abaixo, tem-se a possibilidade de escrever a sua assinatura, conforme o desejado, e personalizá-la, bem como adicionar um comentário abaixo, se desejar:

Ao assinar os documentos, será exibida uma tela com um resumo da coleta:

Bem como os participantes, o status e se é preciso gerar relatório para essa coleta:

Ao final da página, é possível baixar os documentos originais ou assinados:


7 - Finalizando a coleta

Assim que todos os participantes assinarem, é possível visualizar esse status nos ícones ao lado direito da tela:

É possível conferir, também, o status da captura e fazer o download dos documentos assinados:

Pronto! Coleta finalizada.

Conforme nossos Termos de Uso, o atendimento a dúvidas sobre o produto, questionamentos técnicos e solicitações de correção de eventuais bugs ou inconsistências no produto deve ser feito obrigatoriamente via chat, que encontra-se disponível na lateral inferior direita das telas do sistema, exclusivamente em dias úteis e no horário das 8:00 as 12:00 e das 13:30 as 18:00 no horário de Brasília.

Respondeu à sua pergunta?